quinta-feira, 7 de julho de 2011

Banner para o EPA

O EPA vai ocorrer próximo semestre, mas vamos colocar aqui a proposta de nosso banner que será apresentado no Encontro. O tema foi sobre o projeto de arte desenvolvido na escola, A Arte do Mosaico. As fotos desse Projeto já foi colocado em post anterior.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de um projeto de arte na escola auxilia na educação de crianças, jovens e adultos, estimulando a capacidade artística e criativa dos alunos, além de promover a integração social dos mesmos.

O Projeto Arte do Mosaico aplicado na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, localizada no Bairro América em Aracaju-SE, foi fundamentado nos conceitos dos autores Ana Mae Barbosa, Herbert Read e Duarte Junior, defensores da arte como base para a educação.

O projeto buscou disseminar conhecimentos para os alunos sobre a técnica e a história do mosaico, associando o conteúdo teórico ao prático desenvolvendo assim, aptidões sobre os procedimentos da construção de um mosaico em forma de painéis.

Os participantes do projeto foram alunos do 9º ano, que possuem uma idade média de 13 a 14anos, mais apropriada para manusear objetos cortantes como pedaços de azulejos.


OBJETIVO

O Projeto Arte do Mosaico teve como objetivo aproximar os alunos à técnica do mosaico através da produção de painéis artísticos.


METODOLOGIA

Os procedimentos para execução do projeto consistiram primeiramente em uma aula teórica sobre mosaico, através de um material expositivo de imagens referentes à história da técnica, obras internacionais, nacionais e locais e respectivos autores, além da possibilidade de aplicação do mosaico em diversos suportes, como: madeira, parede, pisos, entre outros.

Foi salientado que para cada suporte, há um tipo adequado de adesivo, como também, um tipo de material a ser aplicado conforme onde vai ser exposto.

No segundo momento, iniciou-se a parte prática do Projeto. Os alunos fizeram desenhos geométricos que foram adequados ao tamanho da prancha de compensado de 80x73cm. Cada prancha foi dividida para dois alunos, que deveriam integrar o desenho com o do seu colega.

O método utilizado foi o direto por serem iniciantes na técnica. O projeto estendeu-se durante uma semana (6 a 10 de junho de 2011) das 8h30m às 10h e contou com onze alunos inscritos.

Os materiais utilizados durante o projeto foram:

Suporte:

Base de compensado

Adesivo:

Cola Branca tipo extra

Material:

Cacos de azulejos diversos

Acabamento:

Rejunte flexível branco

Materiais de apoio:

Martelo

Torquês

Espátula de borracha

Jornais

Pano para limpeza

Vasilhas                    


RESULTADOS

Durante o processo os alunos desenvolveram seus talentos artísticos, integrados ao cotidiano da escola, em uma atividade dinâmica e coletiva com a participação individual de cada um.

O Projeto Arte do Mosaico encerrou com a produção de 11 painéis, uma resposta positiva dos alunos ao objetivo do projeto. Os mesmos solicitaram que os painéis fossem expostos nas salas de aula para apreciação dos demais colegas ou em outro local da escola de bastante visibilidade.

Conclui-se que o projeto atingiu além do objetivo, os alunos ficaram satisfeitos com os trabalhos e instigados nas possibilidades de utilizar a técnica em outros lugares.

Além disso, o mosaico significa uma técnica de possível sustento econômico e uma arte ecologicamente sustentável, quando utiliza em sua execução o aproveitamento de restos da construção civil ou revitalizando móveis velhos.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Ana Mae. (Org.) Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2003.

________.Parâmetros Internacionais dos Pesquisadores em Arte Educação. In: Barbosa, Ana Mae (Org.) Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2005.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. Campinas: Papirus, 1988.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.


Por Fátima Leó

AVALIAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Acho que uma das dúvidas da maioria dos docentes de Artes, com de qualquer outra disciplina é como será a avaliação.
Avaliar os alunos de Artes pode ser algo bem complicado, principalmente quando a aula envolve muita criaçãoe  prática.

Vou apresentar alguns instrumentos de avaliação:

1. Provas Orais e Escritas ( Trabalho de textos, leitura de imagens);

2. Trabalhos individuais parciais (relatório, pesquisas);

3. Trabalhos individuais somativos (portfólios);

4. Auto avaliação;

5. Processo Fólio (acompanhamento do processo de aprendizagem e produção do aluno)

Instrumentos Coletivos:

1. Debates;

2.Painéis;

3. Seminários;

4. Trabalhos em grupo;

5. Novas Mídias (blogs, ambiente virtual, etc.)


Critérios de avaliação:

1. Correção de erros gramaticais, eu acho que independente da área de atuação do professor, seja Artes, Ciências ou Matemática, é dever do professor como responsável pela educação, corrigir erros de concordância, pontuação, ortografia entre outros.

2. Embasamento por livros, conteúdo dado em seminário, aula, etc.

3. Coerência textual.


Por Fátima Leó

domingo, 12 de junho de 2011

Semana de Arte na Escola - Projeto Arte do Mosaico

Nosso projeto teve o objetivo em uma semana trabalhar com os alunos painéis de mosaico. Foi trabalhado primeiramente a parte teórica sobre a história do mosaico e fotos de artistas e suas obras, inclusive obras aqui em Aracaju, que muitos desconheciam.
O Projeto Arte do Mosaico foi aplicado na Escola Municipal Santa Rita de Cássia localizada no Bairro América, contou com 11 alunos inscritos e apoio da professora de artes Ana Maura Basílio e das coordenadoras da Escola.
O resultado foi positivo, os alunos foram assíduos e ficaram empolgados na parte prática, ajudando inclusive colegas com maior dificuldade.
O método empregado foi o direto e trabalhamos com chapas de compensado, cacos de azulejos, cola branca extra e rejunte para acabamento.
Confiram as fotos:

 Depois da aula teórica os alunos fizeram esboços de desenhos geométricos



 E passaram esses desenhos para a prancha de compensado




 Trabalhos já no 3º dia, quase completos

 Trabalhos completos já no 4º dia, prontos para receberem o rejunte



 5º dia, preparo do rejunte e aplicação nos mosaicos

Todo mundo colocou a mão na massa, ou melhor no rejunte
 André limpando
 Eu conferindo a limpeza e tapando alguns vazios

 Resultado do Projeto Arte do Mosaico





 Alguns alunos mostrando suas obras






Por Fátima Leó

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Começaram as aulas práticas nas escola

Desde segunda feira 09/06 que eu e Fátima começamos a aplicar o projeto
de Mosaicos na Escola Santa Rita de Cássia.
As obras feitas pelos alunos estão ótimas e o resultado você

confere aqui no Blog !!!!!


No link abaixo você confere a apresentação inicial sobre os mosaicos


http://pt.scribd.com/doc/57499100

Jogos Didáticos II

Já que fátima apresentou o jogo dela irei apresenta o meu kkkk
abaixo segue: o tabuleiro, as fichas e as regras do jogo
o jogo só deve ser utilizado pelo professor em sala de aula
depois que o professoras da disciplina der uma aula prévia sobre os
artistas contemporâneos e suas obra.



ANDRÉ VALENÇA

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Jogo Didático

Essa semana estamos apresentando o jogo didático sobre arte contemporânea. Eu desenvolvi um jogo tradicional de tabuleiro onde os jogadores andam o número de casas correspondente ao valor do dado.
Na casa azul nada acontece, na casa vermelha o jogador adversário faz uma pergunta dos cartões.
Acertando avança 1 casa, errando volta 1 casa e aguarda a próxima rodada.
As perguntas são relativas aos artistas, as obras e fases do período da arte contemporânea brasileira a partir da década de 60.
Dentre os artistas brasileiros destaco 2 sergipanos: Arthur Bispo do Rosário e Leonardo Alencar.
O jogo é indicado para pessoas que já possuem ao menos um conhecimento de arte ou para crianças após uma aula sobre arte contemporânea.
Abaixo uma foto do meu jogo. Espero que gostem.


Não sei o porquê ele insistiu em ficar nessa posição.rs
Por Fátima

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Oficina de Jogos Didáticos e Planetário

Um dia de visita a uma oficina de jogos dídáticos, essa foi a aula da quinta dia 07/04 com toda turma de Praticas de Ensino em Artes Visuais II  acompanhada pela professoruXa Marjorie Garrido.
Fomos até o Brincar é Coisa Séria do João Luiz Silva, que produz brinquedos de madeira para vender, alugar,  além de realizar eventos em escolas, aniversários ou clubes. Quando chegamos à porta, já dava para sentir o que nos aguardava, muro e piso coloridos.

Ao entrar, reconhecemos brinquedos de origem popular como o "mané gostoso", bonecas de pano, pião, além de pequenas casas de bonecas feitas em madeira e pintadas.
João Luiz produz jogos principalmente aqueles de tabuleiros (xadrez, damas, ludo, gamão) e desenvolve através de estudos e pesquisas alguns jogos de raciocínio matemático e lógica que fez questão de nos mostrar alguns de seus jogos.

 João Luiz demonstrando um de seus jogos de raciocínio.
Depois fomos até a oficina, local onde ele produz os brinquedos, chega a ser uma loucura da quantidade de materiais e ferramentas, com certeza ele deve saber onde guarda cada coisa além disso, dá pra sentir a paixão no que ele faz.

       A oficina.
Do lado de fora, as fruteiras e os saguis roubaram a cena, tentando desviar nossa atenção, mas lá estavam mais brinquedos, lá pelos fundos estavam expostos alguns tabuleiros de jogos e um teatro de sombras que ele apresenta para crianças, realmente todos ficaram encantados com os mecanismos criados. Para maiores informações ou quem tiver interesse em conhecer o Brincar é Coisa Séria o site dele é:

Jogos de tabuleiro: damas, gamão e ludo

Teatro de sombras, João nos mostrou todos os mecanismos

André empolgado no Tangram

Gabi não resistiu as acerolas


        Essa galera voltando a infância   


                                                  

Depois de conhecer e aprontar na oficina de João Luiz, partimos para o CCTECA - Centro de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju, lá encontra-se o Planetário e a Experimentoteca , onde se encontra diversos experimentos didáticos e interativos elaborados  para o ensino da Física, Matemática, Química e Informática e Astronomia.
Fica localizado na Praça da Sementeira (Parque Augusto Franco) infelizmente já estava na hora de fechar, mas foi possível conhecer algumas coisas como disco de newton, os espelhos côncavos, convexos e experimentar algumas experiências como o Gerador de Van Der Graaf- que gera cargas elétricas e é possível deixar alguns fios de cabelo em pé. Assim aconteceu com nossa cobaia Gabi.


O CCTECA funciona de terça a sexta das 09h às 12h e das 14h às 17h e nos sábados e domingos das 14h às 17h. Info: cctecaplanetario.blogspot.com

Espero que todos tenham gostado.

Postado por Fátima