sexta-feira, 8 de abril de 2011

Oficina de Jogos Didáticos e Planetário

Um dia de visita a uma oficina de jogos dídáticos, essa foi a aula da quinta dia 07/04 com toda turma de Praticas de Ensino em Artes Visuais II  acompanhada pela professoruXa Marjorie Garrido.
Fomos até o Brincar é Coisa Séria do João Luiz Silva, que produz brinquedos de madeira para vender, alugar,  além de realizar eventos em escolas, aniversários ou clubes. Quando chegamos à porta, já dava para sentir o que nos aguardava, muro e piso coloridos.

Ao entrar, reconhecemos brinquedos de origem popular como o "mané gostoso", bonecas de pano, pião, além de pequenas casas de bonecas feitas em madeira e pintadas.
João Luiz produz jogos principalmente aqueles de tabuleiros (xadrez, damas, ludo, gamão) e desenvolve através de estudos e pesquisas alguns jogos de raciocínio matemático e lógica que fez questão de nos mostrar alguns de seus jogos.

 João Luiz demonstrando um de seus jogos de raciocínio.
Depois fomos até a oficina, local onde ele produz os brinquedos, chega a ser uma loucura da quantidade de materiais e ferramentas, com certeza ele deve saber onde guarda cada coisa além disso, dá pra sentir a paixão no que ele faz.

       A oficina.
Do lado de fora, as fruteiras e os saguis roubaram a cena, tentando desviar nossa atenção, mas lá estavam mais brinquedos, lá pelos fundos estavam expostos alguns tabuleiros de jogos e um teatro de sombras que ele apresenta para crianças, realmente todos ficaram encantados com os mecanismos criados. Para maiores informações ou quem tiver interesse em conhecer o Brincar é Coisa Séria o site dele é:

Jogos de tabuleiro: damas, gamão e ludo

Teatro de sombras, João nos mostrou todos os mecanismos

André empolgado no Tangram

Gabi não resistiu as acerolas


        Essa galera voltando a infância   


                                                  

Depois de conhecer e aprontar na oficina de João Luiz, partimos para o CCTECA - Centro de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju, lá encontra-se o Planetário e a Experimentoteca , onde se encontra diversos experimentos didáticos e interativos elaborados  para o ensino da Física, Matemática, Química e Informática e Astronomia.
Fica localizado na Praça da Sementeira (Parque Augusto Franco) infelizmente já estava na hora de fechar, mas foi possível conhecer algumas coisas como disco de newton, os espelhos côncavos, convexos e experimentar algumas experiências como o Gerador de Van Der Graaf- que gera cargas elétricas e é possível deixar alguns fios de cabelo em pé. Assim aconteceu com nossa cobaia Gabi.


O CCTECA funciona de terça a sexta das 09h às 12h e das 14h às 17h e nos sábados e domingos das 14h às 17h. Info: cctecaplanetario.blogspot.com

Espero que todos tenham gostado.

Postado por Fátima




domingo, 3 de abril de 2011

Quebra Cabeças da Tarsila

Como nesse semestre estamos trabalhando a questão dos jogos didáticos em artes para aplicar na sala de aula, um bom exemplo encontrado é no site da artista Tarsila do Amaral. http://www.tarsiladoamaral.com.br/
Sete obras foram escolhidas para o jogo de quebra cabeça, dividido em 3 fases: fácil com 24 peças, médio com 72 peças e difícil com 120 peças, você pode salvar ou clicar direto em executar. Não precisa nem maiores comentários quanto ao visual do quebra cabeça. A medida que vc vai montando uma percentagem na parte inferior vai indicando quanto de seu trabalho ta concluído.
Uma boa idéia é imprimir e depois colar as peças como um quadro. Eu baixei a Feira II nivel Fácil. Abaixo uma amostra:


Apresentação inicial do jogo

Jogo completo.

Lembrando que nessa unidade iremos desenvolver um jogo didático voltado para arte contemporânea, a partir dos anos 60. Em breve apresentaremos aqui.

Por Fátima

Jogos didáticos no mundo virtual

Mais um novo portal surge com jogos e atividades culturais. Lançado pela Editora Globo, a Turma do Pica Pau Amarelo entra no mundo virtual com uma nova roupagem (a Emília tem traços como os mangás) e todos os persnonagens aparecem em jogos num aparência bem atraente.

Para acessar é necessário o cadastro e criar seu avatar, demora um pouco, pois precisa também aguardar a confirmação na caixa de email. O conteúdo é limitado para não assinantes, para mim o grande problema,  para ter acesso a todos os recursos oferecidos é necessário assinar ao custo de R$ 3,00 no primeiro mês e R$6,90 no meses seguintes.

O site é bem voltado para o público infantil, de maneira bem descontaída a criança pode aprender conceitos de aritmética, lógica e acesso a episódios do Sítio do Picapau Amarelo e leitura de contos de Lobato, na voz da atriz Denise Fraga.

Para não assinantes, as atividades liberadas são o acesso a todos os reinos, como o Sítio do Pica Pau Amarelo e o Reino das Águas Claras, a Casa da Árvore, Museu do Lobato e acesso aos jogos educativos.
O link: http://mundodositio.com.br/

Por Fátima